No sábado, 24 de março, ocorreu o sétimo encontro do BrCAST – Comitê Brasileiro de Testes de Sensibilidade a Antimicrobianos. Na mesa de abertura estavam presentes várias autoridades como o Dr. Fernando Barcelos representando a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, o Doutor Alberto Chebabo- presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, o doutor André Doi representando a presidência da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e também o Dr. Luiz Henrique Guimarães, representando a Sociedade Brasileira de Microbiologia, além do Dr. Gustavo Pires – representante do Conselho Federal de Farmácia e a doutora Helena Cristina Franz – atual coordenadora da CGLAB – Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde.
Dr. Marcelo Pillonetto
O Dr. Marcelo Pillonetto – atual presidente do BRCAST fez a abertura do evento, apresentando o seu relatório de gestão, onde mencionou as importantes atividades realizadas, dando ênfase à relação do BRCAST com a Anvisa e o Ministério da Saúde.
Na sequência foi apresentado o novo comitê gestor do BrCAST gestão 2023-25. A doutora Marinês Dalla Valle Martino, indicada da SBPC/ML, assumirá a coordenação nesse período. Experiente microbiologista clínica e coordenadora médica do setor de microbiologia do Hospital Albert Einstein, Marinês esteve presente no primeiro Comitê Geral do BrCAST, de 2016 a 2018. Também compõem o novo comitê geral, indicados pelas SBAC, a doutora Cássia Zoccoli, do Laboratório Médico Santa Luzia e o Dr. Marcelo Pillonetto da PUCPR e do LACENPR. Pela SBI foram indicados o Dr. Victor Lima, infectologista do Hospital Mater Dei e Professor da Escola Baiana de Medicina, como coordenador clínico e o Doutor Marcos Cyrillo, infectologista do Hospital São Camilo. Os indicados da SBM para o biênio serão a doutora Mara Schaeffer do HU-UFSC e a doutora Ilana Camargo, da USP-Sao Carlos. Finalmente, pela SBPC/ML, o doutor Alexandre Cunha – infectologia do Hospital Sírio Libanês e do Sabin Medicina Diagnósitca- Brasília e o Dr. Jorge Sampaio, líder médico e científico da Microbiologia do Laboratório Fleury.