VII Encontro BrCAST – Curitiba/PR

 

No sábado, 24 de março, ocorreu o sétimo encontro do BrCAST – Comitê Brasileiro de Testes de Sensibilidade a  Antimicrobianos.  Na mesa de abertura estavam presentes várias autoridades como o Dr. Fernando Barcelos representando a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas,  o Doutor Alberto Chebabo- presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia,  o doutor André Doi representando a presidência da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e também o Dr. Luiz Henrique Guimarães, representando a Sociedade Brasileira de Microbiologia, além do Dr. Gustavo Pires – representante do Conselho Federal de Farmácia e a doutora Helena Cristina Franz – atual coordenadora da CGLAB – Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

 

Dr. Marcelo Pillonetto

 

 O Dr. Marcelo Pillonetto – atual presidente do BRCAST fez a abertura do evento, apresentando o seu relatório de gestão,  onde mencionou as importantes atividades realizadas,  dando ênfase à relação do BRCAST com a Anvisa e o Ministério da Saúde.

 

Na sequência foi apresentado o novo comitê gestor do BrCAST gestão 2023-25.  A doutora Marinês Dalla Valle Martino, indicada da SBPC/ML, assumirá a coordenação nesse período.  Experiente microbiologista clínica e coordenadora médica do setor de microbiologia do Hospital Albert Einstein,  Marinês esteve presente no primeiro Comitê Geral do BrCAST, de 2016 a 2018. Também compõem o novo comitê geral, indicados pelas SBAC, a doutora Cássia Zoccoli, do Laboratório Médico Santa Luzia e o Dr. Marcelo Pillonetto da PUCPR e do LACENPR. Pela SBI foram indicados o Dr. Victor Lima, infectologista do Hospital Mater Dei e Professor da Escola Baiana de Medicina, como coordenador clínico e o Doutor Marcos Cyrillo, infectologista do Hospital São Camilo. Os indicados da SBM para o biênio serão a doutora Mara Schaeffer do HU-UFSC e a doutora Ilana Camargo, da USP-Sao Carlos. Finalmente, pela SBPC/ML, o doutor Alexandre Cunha – infectologia do Hospital Sírio Libanês e do Sabin Medicina Diagnósitca- Brasília e o Dr. Jorge Sampaio, líder médico e científico da Microbiologia do Laboratório Fleury.

 

 

 

Depois de finalizada cerimônia de abertura e dar dar posse aos novos membros do comitê geral iniciou-se os trabalhos científicos onde renomados microbiologistas, farmacêuticos e médicos infectologistas  abrilhantaram o evento com palestras de alto nível (vide detalhes aqui) sobre as atualizações do novo documento do BrCAST 2023, as novas regras de interpretação do TSA e a importância do Stewardship no contexto da resistência antimicrobianos.

 

 

Após o relatório de gestão, Dr. Marcelo Pillonetto entregou, simbolicamente , a Menção Honrosa para o farmacêutico André Luiz de Abreu. Pillonetto ressaltou o papel de liderança de André na Publicaçao da Portaria 64/2018 do Ministério da Saúde, que determina o uso do BrCAST como nomra padrao nos Laboratórios brasileiros. André comentou que acompanhou toda a trajetória da construçao do BrCAST e da importância do Comitê para o combate a resistência antimicrobiana no país.

 

 

No período da tarde foram apresentados vários casos clínicos discutidos em duplas formadas por infectologistas e microbiologistas, destacando a importância da relação clínico-laboratorial.  Finalmente, as palestras dinâmicas de 15 minutos cada, sobre problemas comumente encontrados na interpretação das tabelas do BrCAST no dia-a-dia dos laboratórios clínicos de microbiologia.

 

Segundo o ex-presidente do BrCAST Marcelo Pillonetto, “O evento foi um sucesso pois o modelo híbrido reuniu mais de 400 participantes de todo Brasil.  A disponibilidade do vídeo na íntegra do recém inaugurado no canal do BrCAST no YouTube, já se aproxima de 2000 visualizações em menos de 48 horas do encerramento.”

 

 

Para a recém indicada presidente do BrCAST, “O evento estava muito bem organizado e a receptividade da comissão organizadora foi excelente.” Marinês destacou também os diversos desafios que o BrCAST tem pela frente e complementou: “A atual gestão já deixou um bom planejamento do que vem pelos próximos dois anos. E claro vamos acrescentar um novo plano da atual gestão”.

 

Para o ex-presidente do BrCAST, André Doi que deixa o Comitê, depois de quatro anos de muita dedicaçao e trabalho: “Os desafios continuam. Voce pode sair da comissao , mas não sai do BrCAST. Por isso aceitei com muito orgulho o convite para participar do recém criado Sub-Comitê de Educação, que levará os ensinamentos do BrCAST para as cinco regioes do país em 2023.” Além deste novo Sub-Comitê, Dr. Marcelo anunciou a criação do Sub-Comitê de Micobactérias, tema prioritário para o Ministério da Saúde e também do Sub-Comitê de ex-coordenadores, formado pelo Dr. Jorge Sampaio, Dr. Ana Cristina Gales, Dr. Andre Doi e Dr. Marcelo Pillonetto.

 

O evento ocorreu das 8h30 às 16h30 do dia 25 de março no teatro TUCA da PUCPR.

 

A integra da abertura e das palestras estão nos links do Youtube abaixo: