Missão e Objetivo

O BrCAST

O BrCAST é um comitê designado conjuntamente pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia e Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.

− O BrCAST tem como principais objetivos:

− Determinar e rever periodicamente pontos de corte para interpretação dos testes de sensibilidade aos antimicrobianos para uso clínico e com finalidade epidemiológica, e propor à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a sua implementação nos laboratórios clínicos em todo o Brasil.

− Liderar e promover o desenvolvimento e padronização dos testes de sensibilidade antimicrobiana in vitro no Brasil.

− Liderar e promover o desenvolvimento da garantia e controle da qualidade em testes de sensibilidade antimicrobiana in vitro.

− Liderar e promover a educação e treinamento em testes de sensibilidade antimicrobiana.

− Buscar o reconhecimento da ANVISA como parte essencial do processo de determinação de critérios interpretativos para testes de sensibilidade in vitro para licenciamento de novos antimicrobianos e daqueles atualmente em uso no Brasil.

− Representar o Brasil nas instituições que atuem ativamente na padronização de testes de sensibilidade aos antimicrobianos.

− Buscar um consenso internacional e/ou harmonização com o European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (EUCAST) e o Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI).